Precisa formatar...ou não! (Parte 2)

05 setembro 2010

Como dito anteriormente esta segunda parte será especialmente para a desfragmentação...


Vou começar com alguns conceitos adaptados do tutorial Tudo sobre desfragmentação de discos, vamos lá...

Qualquer arquivo modificado em seu computador causa fragmentação, veja o exemplo a seguir que mostra todos os arquivos desfragmentados, ou seja, todos em um mesmo fragmento:


Agora após a criação, modificação e exclusão entre cinco arquivos é nesta situação que se encontrarão os arquivos em disco:


Sem dúvidas o disco rígido consegue ler e gravar arquivos contidos em um único fragmento (exemplo 1) de maneira muito mais rápida do que arquivos que estão distribuídos em dezenas (ou centenas) de fragmentos (exemplo 2). Quando você desfragmenta uma partição utilizando um bom programa de desfragmentação, praticamente todos os arquivos que estavam desfragmentados agora estão em um único fragmento, agilizando muito o acesso a eles, o que na prática significa maior velocidade.


Então a desfragmentação de disco é uma tarefa crucial e que se não realizada rotineiramente (uma vez por mês preferencialmente) pode atrapalhar e muito o desempenho do computador. Muitas pessoas ligadas a informática ignoram esse importante detalhe e com isso deixam de obter uma performance maior do SO devido à excessiva fragmentação dos discos rígidos.

Você pode decidir utilizar o desfragmentador padrão que vem no Windows (não é o melhor, mas cumpre a sua função) ou fazer o download de um dos dois desfragmentadores que vou disponibilizar a seguir.

No Windows basta ir em Iniciar -> Acessórios -> Ferramentas do Sistema -> Desfragmentador de Disco.

Existe a opção do desfragmentador Wondershare Registry Defrag que você pode baixar aqui, ele é uma opção simples e muito eficiente.

Ou como opção mais elaborada Auslogics Disk Defrag que você pode baixar aqui.

Não importa qual é o desfragmentador que você vai utilizar, mas o importante é utilizar! Espero que estes dois posts auxiliem vocês a aumentar o desempenho do seu PC, em breve mais dicas no Sisnet!

Um abraço e até o próximo post!

Por: [Fernando]

0 comentários:

Postar um comentário