Precisa formatar...ou não! (Parte 1)

28 agosto 2010

O sisnet não será apenas voltado para o desenvolvimento, parece meio estranho, porém a manutenção e o desenvolvimento tem que andar juntos já que um depende completamente do outro, afinal para que ser um programa ou site bem escrito se o computador não funciona e do mesmo modo, para que iria servir um computador se não fossem os programas...

Para iniciar esta série de posts vou falar um pouco sobre ferramentas para evitar a tão famosa formação que 9 em 10 técnicos tem como discurso: "Tem que formatar!".

Um software já conhecido por muitos é o ccleaner, que sem dúvida alguma auxilia no desempenho do computador depois de executado corretamente.



A sua versão mais completa traz diversas funções, vou citar as mais importantes:

1ª Limpeza

Para ver a imagem maior clique sobre ela
Este pode ser considerado o ponto forte do ccleaner, é aqui que é feita a limpeza de arquivos do sistemas e temporários que são totalmente desnecessários e só servem para deixar o seu PC mais lento.

2º Registro
Para ver a imagem maior clique sobre ela
A segunda aba (registro) tem a funcionalidade de reparar o registro do Windows, parte esta, que auxilia muito no desempenho, porém programas não confiáveis podem danificar outros programas ou até deixar o  SO inutilizado.

3º Ferramentas

Para ver a imagem maior clique sobre ela
Nesta aba existem mais três opções: Desinstalar programas (que o próprio nome já explica o que faz), Programas iniciados com o sistema (que serve para desabilitar ou habilitar os programas que iniciam juntamente com o SO auxiliando no desempenho também) e a Restauração do sistema (recuperar o sistema após um programa instalado de forma errada, por exemplo).

4º Opções

Na quarta e última aba são disponibilizadas opções para a configuração do produto, não são tão importantes, mas vale dar uma olhada ;).

Se você ainda não tem o Ccleaner pode baixá-lo aqui.

Uma complemento lançado (com o nome de Ccleaner enhancer) da muitas funções novas ao software podendo agora excluir mais arquivos de mais softwares como o uTorrent, o Flash Player 10, o Virtual CloneDriver, o Quicktime e por ai vai.

Para rodar o complemento é claro que você precisa ter o CCleaner instalado e se for rodar no Windows 7 não se esqueça de executar como administrador.

Você pode baixar o complemento clicando aqui.


Agora se mesmo após a execução do Ccleaner o seu PC continuar uma lesma, pode ficar tranquilo por que no próximo post o foco será a desfragmentação de disco, muito importante e pouco conhecida...

Um abraço e até o próximo post!
Por: [Fernando]

0 comentários:

Postar um comentário